quarta-feira, 30 de julho de 2014

Conhecer a identidade para respeitar a imagem


Durante muitos séculos e até os dias de hoje,sabemos que o Brasil foi fundado na Bahia.Expressões como “  Bahia é o ventre do Brasil ” ,estão por todo  lugar.A nossa identidade cultural é vista por todo o mundo.
A História do Brasil começa com a chegada dos portugueses ,a invasão holandesa,a chegada dos escravos e o encontro com os nativos.Uma linda história de descobrimento.
 Tomaram a consciência de um povo elegendo invasores como heróis da história.Dando alguns espaços de valorizaçaõ para a nossa gente.As características culturais do baiano se resumiu apenas no carnaval,candomblé,berimbau,acarajé ,capoeira e fita do Senhor do Bom fim.
Estamos em uma  era de conhecimento, e a consciência do povo tem mudado em relação ao passado.Movimentos tem se levantado para trazer de volta a afirmação de nossa identidade cultural.
Somos muito mais do que já somos vistos mundo a fora. Sustentamos a base da história com  as raízes de nossa cultura,na mistura de 4 raças,índios escravos,portugueses e holandeses.
A  Obra do escritor baiano João Ubaldo Ribeiro Viva o Povo Brasileiro, retrata através das histórias de seus personagens uma identidade cultural vista por outro ângulo da história.Ele traz a consciência da realidade da identidade cultural do povo baiano.
As histórias acontecem na Ilha de Itaparica, uma das belas paisagens da Bahia.Personagens como Cabloco Capiroba,meio preto meio índio,que se converteu ao catolicismo no interesse de comer a carne humana do padre.Ele passou a fazer as culinárias ensinadas pelo padre para fazer dele,o cabloco,seu cozinheiro.
Neste trecho identificamos um cabloco malicioso e um padre oportunista.
A chegada dos portuguêses na Bahia é vista como uma agressão aos nativos.E diante das ameaças,das imposições dos europeus ,vamos nos envolvendo com eles,se submetendo as suas ordens.
A luta dos escravos pela liberdade  , a necessidade de sobrevivência ,a irmandade entre povos,as revoltas, a devassidão,ousadia ,ambição,e os amores  estão contidos neste romance que nos trazem a visão das raízes  da nossa cultura desconstruindo estereótipos baianos.

Peça da Coleção de Moda inspirada no livro Viva o Povo Brasileiro
                                                                                                                                      
 o


Nenhum comentário:

Postar um comentário